Os amigos Carlos e José Caminham diariamente em uma mesma pista. Mantendo passadas constantes, eles percorrem distâncias iguais, mas em tempos diferentes, que são inversamente proporcionais ao comprimento de suas passadas. Assim, se a passada de Carlos mede 66 cm e ele gasta 47 minutos para completar o percurso, então José, cuja passada mede 88 cm, completa o percurso em:
(a)35 min e 15 s
(b)35 min e 25 s
(c)38 min e 45 s
(d)40 min e 35 s
(e)42 min e 55 s

O QUE EU FIZ ERRADO?? eu fiz a regra de três, quando chegou na hora de dividir 3102/88 minha conta manual deu 34,11 e na calculadora deu 35,25!! Não to sabendo nem fazer divisão mais D....:

2
E a resposta certa é a A, segundo o gabarito

Respostas

2014-08-01T15:53:27-03:00
Letra B

Sua conta manual está errada... Veja abaixo

3102      / 88
  462      35,25
    220
      440
        00


A melhor resposta!
2014-08-01T16:01:59-03:00
Cm         min
 66          47
 88           x
inverte os termos 
min      cm
x         66
 47      88

88x=47*66
88x=3102
x=3102/88
x=35,25

os 25 segundo esta em decimal (25  ou  \frac{1}{4} de 1 minuto =15 s

resposta 35 min,15 s
2 5 2