Respostas

2014-08-02T15:24:55-03:00
O século XX no Brasil foi marcado pelo êxodo rural, que é a migração de pessoas do campo para a cidade. Isso se deu em motivo da seca, falta de oportunidades e renda que as famílias tinham no interior; e pela industrialização que começava acontecer nos grande polos no Sul do pais, a exemplo de São Paulo. 
Nesse período, aconteceu que o homem do campo teve que abandonar sua terra no campo e ir pra cidade, isso provocou migração em massa de pessoas, e um grande crescimento populacional nas grandes cidades como o exemplo que citei no primeiro parágrafo, São Paulo. 
Mas como as oportunidades nas grandes cidades só está acessível aqueles que tem melhores qualificações (estudos), o homem do campo, em grande maioria, analfabeto, chegava na "cidade grande" e se deparavam com situações como desemprego, falta de vagas no mercado de trabalho, pouca qualificação, renda precária, miséria, etc. Isso ocasionou a formação de favelas em morros e nas periferias dos centos urbanos, aumentando a marginalidade, a criminalidade, a pobreza entre outros problemas sociais permanentes até os dias atuais.
23 4 23