Segundo Biaggio (2003), a Psicologia do desenvolvimento tem por objeto de estudo as mudanças comportamentais em função dos processos intraindividuais e ambientais, ou seja, prima por compreender e analisar todas as transformações que os indivíduos experienciam em função de suas peculiaridades fisiológicas e sociais. Entretanto, por ser um objeto complexo, vimos que diferentes linhas teóricas elegem um determinado elemento para focar sua análise. Sobre o tema, leia as afirmações e assinale a alternativa correta:I - A teoria maturacional, tendo como principais representantes Gesell e Amatruda, está baseada no cérebro e nos sistemas sensoriais e motor. Nesse sentido, o desenvolvimento é descrito de forma fixa de padrões sequenciais do comportamento humano.II - Para Piaget, representante da teoria cognitiva construtivista, o desenvolvimento intelectual está intrinsicamente ligado nas possibilidades de exploração do ambiente pela criança.III - A criança no seu processo de desenvolvimento intelectual, de acordo com a teoria construtivista, é passiva, uma vez que depende de sua pré-disposição genética e não de sua curiosidade e oportunidades de exploração do mundo.IV - A teoria do Contexto Cultural problematiza uma terceira influência no desenvolvimento infantil, a saber: a cultura. Assim, analisa o desenvolvimento como sendo mediado por elementos sócio históricos passados de geração a geração através dos bens culturais, como a linguagem, as crenças, os valores, etc.Está correto o que se afirma em:ALTERNATIVASI e II.II e III.I, II e IV.I, III e IV.I, II, III e IV.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-02T22:59:52-03:00
Acho que as alternativas I, II e IV estão corretas.
1 5 1
2014-08-03T15:14:55-03:00
as alternativas I, II e IV estão corretas.