Respostas

2014-08-03T02:54:25-03:00
Pela 2ª lei de Newton, temos:
a)  a=?    F - (PA + PB) = (mA + mB).a  ⇒  F - (mA + mB).g = (mA + mB).a ⇒
a = [120 - (2 + 6).10]/(2 + 6) ⇒ a = [120 - 80]/8 = 40/8 = 5 m/s² ⇒ a = 5 m/s²

b) FBA = ?  FBA - PA = mA.a  ⇒  FBA - mA.g = mA.a  ⇒ FBA = mA(g + a) ⇒
    FBA = 2(10 + 5) = 30 N
 
                             Resposta:  FBA = 30 N
A melhor resposta!
2014-08-03T09:34:47-03:00
Vamos por partes , primeiro extraímos os dados .. 

Corpo A :               Corpo B :

m = 2 kg                m = 6 kg

-->
F   = 120 N
g = 10 m/s²

agora vamos as resoluções dos exercícios 

a ) aceleração do conjunto

ela será obtida pela 2 ª lei de newton que diz o seguinte

F - P = m . a  --> F = P + m . a --> F = m.g + m.a --> F = M (g + a ) -- > F = (ma + mb) . (g + a)

agora é só encontrá-la 

F = (ma + mb) . (g+a)
120 = (2 + 6) . (10 + a)
120 = 20 + 2a + 60 + 6a
-2a - 6a = 20 + 60 - 120
-8a = -40
a = -40
       -8
a = 5 m/s²

b ) intensidade da força que o corpo B exerce no corpo A

para obter a intensidade da força exercida , é só multiplicar a massa do corpo A pela gravidade local adicionada a aceleração do conjunto , isto é , F = ma (g + a)

F = ma (g+a)
F = 2 (10 + 5)
F = 20 + 10
F = 30 N

a intensidade da força que o corpo B exerce no corpo A é de 30 N
1 5 1