Respostas

2013-03-13T22:36:04-03:00

A chamada arte pré-história é o que podemos assemelhar com produção dita artística do homem ocidental dos dias de hoje feito pelos humanos pré-históricos, como gravuras rupestres, estatuetas, pinturas, desenhos.

A arte pré-histórica não está necessariamente ligada à ideia de "arte" e sim de comunicação que surgiu a partir do renascimento, pois estabelecer um paralelo entre a civilização ocidental e os humanos pré-históricos é uma tarefa muito extenuante, senão mesmo impossível.

A relação que o homem pré-histórico tinha com esses objetos é impossível definir. Pode-se, no entanto, formular hipóteses e efetuar um percurso para as apoiar cientificamente.

Ainda hoje, povos caçadores-recolectores produzem a dita "arte" e em algumas tribos de índios percebe-se a relação do homem contemporâneo com o conceito atual de obras de arte e também de comércio.

  A arte greco-romana Não se pode dizer que a arte grega tenha desaparecido com oadvento do Império Romano. A arte romana era, essencialmente, aarte grega temperada com elementos etruscos ² e os etruscos, porsua vez, foram também intensamente influenciados pelos gregosdurante o Período Arcaico.A arte de Roma, naturalmente, tinha características e tradiçõespróprias, como por exemplo o gosto por retratos fiéis e as obrascomemorativas realistas. Desde os últimos séculos do PeríodoHelenístico, porém, a expressão artística sempre se pautou pormodelos gregos clássicos. Foi um verdadeiro "casamento" entre ogosto romano e a habilidade grega...Durante o Império, romanos de posses continuaram a contratarartistas gregos para decorar suas suntuosas residências. O governoromano, igualmente, tornou-se também um grande patrocinador dearte e financiou, além da criação de novas cidades, templos,monumentos e esculturas para a glorificação dos imperadores.O declínio do império, a partir do século III, foi acompanhado pelodeclínio da tradição clássica e o crescente prestígio do cristianismo,em detrimento do paganismo, trouxe novos temas à arte greco-romana. Mesmo assim, a arte grega não desapareceu: as maisantigas imagens de Jesus Cristo, por exemplo, seguiam fielmente oestilo greco-romano "pagão" e mostravam-no jovem e sem barba.Do século IV em diante, com o estabelecimento do Império Romanodo Oriente, a arquitetura e o mosaico, especialmente, tiveramgrande impulso. Novas influências orientais vieram então se unir aoselementos gregos, romanos e cristãos dos séculos anteriores emoldar o estilo bizantino primitivo , característico dos séculos V e VI.   arte da Idade Média insere-se no período que, convencionalmente, se chama de Idade Média. A Igreja Católica assume neste período um papel de extrema importância filtrando todas as produções científicas e culturais, fazendo com que muitas obras artísticas tenham temática religiosa.ESTILOS:Arte bizantina,Arte islâmica,Arte dos povos germânicos,Arte merovíngia,Arte carolíngia,Arte otoniana,Arte românica,Arte gótica,Arte manuelina