Respostas

2014-08-03T17:12:31-03:00
15. O DNA recombinante é o produto de uma técnica de clonagem molecular. Ele é produzido através de um corte no DNA de plasmídios, emendando-o a um outro DNA e introduzindo-o a molécula produzida - um DNA recombinante - em bactérias.
16. 
As enzimas de restrição são importantes à Engenharia Genética pois permitem o corte de DNA onde ocorrem sequências especificas de bases nitrogenadas.
17. 
Utilizando as enzimas de restrição pode-se cortar segmentos de DNA que possuam informações para a síntese de uma determinada proteína. Com essa técnica é possível isolar pedaços de DNA com genes escolhidos, como por exemplo, o gene responsável pela síntese de insulina. Utilizando o DNA ligase, capaz de refazer as ligações entre as moléculas de DNA, é possível refazer os plasmídios introduzindo o pedaço de DNA humano. Com essa técnica consegue-se passar um segmento do DNA humano para o plasmídio de uma bactéria. Com essa técnica as bactérias tornam-se produtoras de proteínas humanas. Nos laboratórios seu material genético é “transformado”, e elas passam a ser capazes de sintetizar substâncias como a insulina humana, o hormônio do crescimento e entre outras.
18. O objetivo do Projeto Genoma Humano foi o de mapear o cromossomo, dividindo suas células com a resolução cada vez mais apurada, depois de ordená-las, para ter a noção de suas funções e posições.