1) classifique o verbo em destaque nas frases
verbo intransitivo
transitivo direto
transitivo indireto
transitivo direto e indireto
verbos de ligaçao
a)o GAROTO saiu
PROCUREI a chave em toda parte
INFORMAMOS o endereço ao turista
CUIDE de sua saude
as flores DESABROCHAM na primavera
ja DEVOLVEMOS o livro ao professor
o gatoto FICOU feliz com a noticia

2

Respostas

2014-08-03T22:37:29-03:00
Intransitivo ("Saiu" não tem complemento)
Transitivo Direto (Objetivo Direto = Chave)
Transitivo Direto e Indireto (Objeto Direto = O endereço, Objeto Indireto = turista)
Transitivo Indireto (Objeto Indireto = Sua saúde)
Intransitivo ("Desabrocham" não precisa de complemento)
Transitivo Direto e Indireto (Objeto Direto  O livro, Objeto Indireto = professor)
Verbo de Ligação
1 5 1
A melhor resposta!
2014-08-04T01:39:57-03:00
a)o GAROTO saiu V.I.
PROCUREI a chave em toda parte V.T.D.
INFORMAMOS o endereço ao turista V.T.D e I
CUIDE de sua saude V.T.I
as flores DESABROCHAM na primavera V.I.
ja DEVOLVEMOS o livro ao professor V.T.D e I
o gatoto FICOU feliz com a noticia
V.L.
2 5 2