Respostas

2014-08-05T01:24:26-03:00
Em seu questionamento, consumo corresponde a um termo bem genérico.
A sociedade atual demanda consumo de bens (duráveis e não-duráveis), recursos naturais (água, petróleo, minério de ferro, lenha, carvão, etc.), energia (fóssil, elétrica, nuclear), tempo e dinheiro.
Tudo isso influencia no ambiente em que vivemos. A maior demanda e consumo de um produto qualquer, simples que o seja, requererá maior uso de água, combustível para o transporte, além do tempo e dinheiro. O efeito para a natureza é danoso. A extração de uma matéria-prima, poderá significar desmatamento, estímulo aos processos erosivos, diminuição da biodiversidade, quebra da cadeia alimentar, descarte inadequado de produtos inutilizados, poluição, enfim, todo o tipo de problemas.
Adicione o fato de que é bom para a economia um consumo maior. Para tanto quem paga é o ambiente, e nós, por extensão, numa conta que é sempre crescente, pois havendo desaceleração econômica, crises surgem. É na verdade o caminho para a destruição, pois não se pensa além da economia, enquanto a natureza é ainda uma mera serviçal.