Respostas

2014-08-05T14:43:26-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Com o decaimento do sistema de plantio de cana de açúcar no Brasil (onde o Nordeste era a região mais produtiva e rica) na época colonial. Com o início do período minerador e logo seguinte, o período do café já no Brasil república, o foco do país se concentrou na região sudeste, pois desde a época da mineração esta se tornou o centro econômico do país (as principais jazidas estavam no estado de Minas Gerais, que foi separado do Espírito Santo, pois antes do início das atividades mineradoras, Minas Gerais pertencia a capitania do Espírito Santo, mas a Coroa portuguesa optou por separá-la em dois para melhor fiscalização). Com o surgimento e o grande sucesso do café brasileiro, que ocorria principalmente na região de São Paulo, o sudeste se fixou como região de maior importância econômica para o Brasil, e a região nordeste que havia sido muito enfraquecida pela exploração massacradora na época da cana, só voltou a ter sua atenção bem recentemente, por questões humanitárias, pois a consciência humana forçou o país a se voltar para a região mais necessitada e buscar algum tipo de ajuda contra seus diversos problemas sociais, culturais e econômicos.

Outro fator que também influenciou nessas mudanças foi a transferência da capital brasileira de Salvador na Bahia para o Rio de Janeiro no Rio de Janeiro, ainda em seu período colonial.
3 2 3