Leia com atenção o texto a seguir:
A popularização do rádio na década de 30 ampliou o interesse pelo esporte e pela música popular, com ela ídolos que representam a nação, Noel Rosa e Pixinguinha. A Exaltação da torcida brasileira, a paixão pela camisa, a celebração do gol, expressam o sentimento pelo esporte. Como inspiração para poetas, compositores e amantes dessa arte, o futebol se tornou anfitrião cultural. Bolinha de papel enrolada, meia, cabeça de boneca, fósforo... tudo vira bola quando se é brasileiro. "Brasil está vazio na tarde de domingo, né? Olha o sambão, aqui é o país do futebol. No fundo desse país, ao longo das avenidas, nos campos de terra e grama. Brasil só é futebol, nesses noventa minutos de emoção e de alegria, esqueço a casa e o trabalho, a vida fica lá fora..." (Trecho da música Aqui é o País do Futebol da cantora Elis Regina). O futebol esta no dia a dia, no coração, no inconsciente de cada brasileiro.GUAREXICK, Juliana. Futebol: protagonista da cultura brasileira.
Disponível em: http://fiamfaam.br/momento/?pg=leitura&id=3393&cat=1.

A partir da análise deste texto e dos temas desenvolvidas na aula, considere as afirmações a seguir:
I) As ideias apresentadas no texto reforçam os argumentos de que o futebol se tornou um dos elementos mais fortes da construção da identidade nacional dos brasileiros.
II) A expressão "anfitrião cultural", usada no texto em relação ao futebol, significa o papel de destaque do futebol como tema para diversas expressões culturais e artísticas
.III) O trecho da música de Elis Regina revela o quanto o futebol representa um elemento profundamente arraigado na cultura dos brasileiros
.IV) A expressão "tudo vira bola quando se é brasileiro" demonstra que o futebol se tornou uma das principais referências culturais do Brasil.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A. Todas as alternativas estão erradas.
B. As alternativas I e III estão erradas.
C. Todas as alternativas estão corretas.
D. Somente as alternativas II e IV estão erradas.
E. Somente as alternativas I e II estão corretas.

2

Respostas

2014-08-05T16:13:06-03:00
D. Somente as alternativas II e IV estão erradas.
amigo não quero te desrespeitar mas rever a maioria te tuas respostas pois certeza está enganado em muitas respostas, dou aula nesse sentido e a alternativa correta é a c ou seja todas estão certas e peço que reveja as que respondeste antes pois muita gente está indo no teu embalo e com certeza vai estar errado assim como você. Espero que entenda amigo só quero ajudar como especialista no assunto
Todas estão corretas.
TBM VEJO PELO MEU PONTO DE VISTA A ALTERNATIVA C
errada!
A melhor resposta!
2014-08-05T17:03:17-03:00
Ao meu ver C. Todas as alternativas estão corretas.
3 5 3
Também penso que seja a letra C (todas corretas).
alternativa c todas corretas
Valeu Fabinhorene! concordo. Lreis da uma lida no livro cara.
Todas as alternativas estão corretas.
Também vejo todas corretas