Respostas

2014-08-05T21:05:17-03:00
Alguém vai mandar, mas o básico é que na 15, vai ser uma equação de 2º grau, ai tem que usar bhaskara
ficaria:
x² - 165 = 4x
x² - 4x - 165 = 0
Ai, faz
Δ = b² - 4ac
e b +- √Δ
      2a

Não é resposta, mas talvez você consiga fazer ai

A melhor resposta!
2014-08-05T21:55:08-03:00
Tudo muito facil, apenas:
15) x² -4x = 165 ⇒ x² -4x -165 = 0
Δ = (-4)² - 4.1(-165)
Δ = 676
x = -(-4) +/- √676  ⇒4 +/- 26 
            2.1                 2
Ignora-se o x², pois ele é negativo,e você quer somente x¹ que é positivo
x¹ = 4+26 =30 = 15
         2       2
 16)Para que as raízes sejam reais e desiguais Δ > 0
Logo aplica-se:
x² + (2p - 1)x + p²
(2p -1)² -4 1 (p²) ⇒ 4p² -4p +1 -4p² > 0 
-4p +1 > 0
-4p > -1 multiplica por menos um
p < 1
      4



1 5 1