Respostas

2013-03-13T19:20:17-03:00

Presente (ex: Que eu ame, Que tu ames...)

Pretérito Imperfeito (ex: se eu amasse, Se tu amasses...)

Futuro (ex: quando eu amar, quando tu amares)

3 5 3
A melhor resposta!
2013-03-13T19:22:56-03:00

Boa noite!

O modo subjuntivo tem divisões e subdivisão no caso do pretérito. Ó só:
• Presente
• Pretérito: perfeito, imperfeito, mais-que-perfeito.
• Futuro

O modo subjuntivo presente:
• Uma ação duvidosa, incerta, que poderá ser realizada ou não: Quem sabe ele venha à festa?

• Um desejo, uma vontade: Então, que você seja muito feliz com sua namorada.

O modo subjuntivo pretérito:

Pretérito perfeitoSó ocorre na forma composta.

• Uma ação passada em relação à outra também no passado: Espero que você tenha encontrado seu lápis perdido.
• Uma ação que poderia ter acontecido no passado: Acredito que ela tenha observado o exercício.

Pretérito imperfeito:

• Um fato que exprime condição e tá ligado com o futuro do pretérito do indicativo: Se você tivesse  dinheiro, compraria um carro.

Pretérito mais-que-perfeitoSó ocorre na forma composta.

• Uma ação passada ocorrida em relação à outra também no passado: Se você estivesse sem pressa, poderíamos ter ficado até mais tarde.
• Uma ação que poderia ter ocorrido: Se ele não fosse tão chato, gostaríamos de ter feito uma festa surpresa.

 

O modo subjuntivo futuro:

• Uma ação possível ou uma condição: Se você estiver disponível, venha aqui em casa.
• Um fato no futuro em relação a outro fato no futuro (na forma composta): Quando você tiver  terminado o dever, me avise.

 

 

Espero ter ajudado. Abrass

4 5 4