Os portugueses não encontraram na terra recém-descoberta aquilo que mais lhes interessava. Identifique o que Caminha humildemente sugere ao rei nos trechos:
a) "de tal maneira é graciosa que, querendo aproveitá-la dar- se-á nela tudo por bem das águas que tem".
b) "Mas o melhor fruto que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente".

1

Respostas

2014-08-06T14:11:59-03:00
  "A terra é graciosa" seria uma terra generosa, boa para dar aquilo que eles quisessem. Nas entrelinhas dá para perceber que ele via na terra muitas riquezas que podiam ser exploradas sem maiores complicações, com facilidade, mas não pode dar certeza de que havia ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, já que não dava para ver. .
Enfim Pero Vaz quer comunicar que a terra era tão boa que tudo seria fácil, qualquer coisa que plantasse daria pela fertilidade. Muita terra, muita água tudo que era preciso para plantação. ("...dar-se-á nela tudo.") Qualquer coisa que fosse plantada daria em abundância.
Mas o melhor fruto que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. Essa frase da carta tem o sentido de demonstrar a natureza e os habitantes, os índios que eram amistosos, ele percebe que poderia dominá-los facilmente e aplicar a fé, daí os jesuítas para domesticar os índios. 




19 4 19