Respostas

2014-08-06T19:30:20-03:00
* O nosso alfabeto, que antes era composto por 23 letras, agora possui 26, pois as letras “K”, “W” e “Y” se integraram a ele.

Essas letras são usadas em siglas, símbolos, nomes próprios, palavras estrangeiras e aquelas que se originarem delas. Como por exemplo: 

Km, watts, Yuri, entre outros.

* O trema não existe mais, somente em nomes próprios e palavras com a mesma origem. Como por exemplo:

Müller - mülleriano

Antes escrevíamos assim: cinqüenta 

Com a nova regra – cinquenta 

* Os ditongos abertos (ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas. Observe:

Antes – assembléia, idéia, colméia, platéia 
Agora – assembleia, ideia, colmeia, plateia
Antes – heróico, paranóico, jibóia, bóia
Agora – heroico, paranoico, jiboia, boia 

* Os verbos referentes à terceira pessoa do plural, terminados em (ee) e o hiato (oo) não são mais acentuados. Como por exemplo:

Antes – enjôo, vôo, abençôo
Agora – enjoo, voo, abençoo

Antes – crêem, lêem, vêem
Agora – creem, leem, vêem

 


 

* As palavras que recebiam o acento para diferenciarem-se de outras parecidas não recebem mais. Observe:

Antes – pêlo, pêra, pára (verbo parar) 
Agora – pelo, pera, para 


* O hífen também não existe em alguns casos. São eles:

Em palavras terminadas por uma vogal e iniciadas pelas consoantes “r” ou “s”.

Neste caso, o hífen é retirado e dobra-se a consoante. Veja:

Antes – ante-sala, auto-retrato, anti-social, ultra-sonografia, extra-seco
Agora – antessala, autorretato, antissocial, ultrassonografia, extrasseco 

Atenção! O hífen ainda permanece nos prefixos terminados pela letra “r” e iniciados por ela mesma:

hiper-resistente – super-realista – inter-regional

* Nas palavras em que os prefixos terminam em vogal acompanhadas por outra com a mesma vogal, acrescenta-se o hífen:

Antes – microondas, microônibus, antiinflamatório
Agora – micro-ondas, micro-ônibus, anti-inflamatório

A melhor resposta!
2014-08-06T19:32:05-03:00
Olá, Elis!

As novas regras da reforma ortográfica são várias (acentuação, hífen etc) por isso irei anexar dois excelentes conteúdos para que você possa consultar e estudar a partir deles. Um é mais resumido, o outro é um guia bem detalhado. Cabe à você ver o que te entende.
1 5 1