Respostas

A melhor resposta!
2014-08-06T20:45:46-03:00
Os ácidos são divididos em hidracidos (não possuem oxigênio em sua molécula) e em oxiacidos (possuem oxigênio em sua molécula). a nomenclatura dos hidracidos dá-se por: ácido+nome do elemento+ídrico
a nomenclatura dos oxiacidos dá-se por: ácido+nome do elemento+ico
1 5 1
2014-08-06T21:13:23-03:00
Olá Isabela!
A nomenclatura dos ácidos é mais por memorização mesmo.

Os hidrácidos: são os ácidos sem oxigênio.  
Seus nomes são dados da seguinte maneira: Ácido + nome do elemento + ídrico
Exemplos: HF - ácido fluorídrico, HCl ácido clorídrico.

Oxiácidos: 
ácidos com oxigênio.
A nomenclatura desses ácidos é dada de acordo com a variação do número de átomos de oxigênio, e é necessário o uso de prefixos e sufixos. Veja:

Ácido + per + nome do elemento + ico ( +1 átomo de oxigênio)
Exemplo: HClO₄ - ácido perclórico
Ácido + nome do elemento + ico ( +1 átomo de oxigênio)
Exemplo: HClO₃ - ácido clórico
Ácido + nome do elemento + oso (-1 átomo de oxigênio)
Exemplo: H₂SO₃ - ácido sulfuroso
Ácido + hipo + nome do elemento + oso ( -1 átomo de oxigênio)
Exemplo: HClO - ácido hipocloroso