1- Resolva as equações abaixo,usando as operações inversas.
a)- 4a-2=6
3

b)- 5x+50=3x+290

2- Ao triplo de um número x adicionamos 216.O resultado é igual ao quíntuplo do número x.Qual é o valor de x?????

Gente Por Favor Mim Ajuda.

2
na questão a) não entendi essa parte depois da igualdade é 63 ou 6?
'6'
espero ter ajudado vc flor <3
ajudou Ssim <3
q bom s2

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-06T21:32:23-03:00
Letra: A)

a) -4a -2=6
-4a=6+2  (o numero 6 como já é positivo então ele desce positivo)
(o primeiro membro nunca deve ficar negativo então vc coloca um -1 invisível ao lado)
então fica= -4a=6+2 (-1 invisível)  (usado quando o primeiro membro está  ''negativo'')

então vc faz o JOGO DOS SINAIS= ex; - com - = +/ + com + = +/ -com += -
então ficará: -4a=6+2       (-1 invisível)
usando regra dos sinais ficará:  4a= 8  (8 pq soma-se 6+2)
então: 8/4  ( /  isso significa simbolo de fração)
fica= oito sobre quatro
então vc divide 8 (oito) por 4 (quatro)
q ficará: 2'' a resposta da equação

A=2
2 5 2
2014-08-06T21:38:47-03:00
1)b....-5x-3x=290-50
-8x=240(-1)
8x=-240
x=-240/8
x=-30

2)3x+216=5x
3x-5x=-216
-2x=-216(-1)
2x=216
x=216/2
x=108
1 5 1