Respostas

2014-08-07T14:46:54-03:00
São Inúmeras aplicações.. a genética tem mostrado uma vasta variedade de aplicações num curto período de tempo. Talvez a aplicação mais trivial da genética seja em relação a filhos. Como saber qual será a cor dos olhos, pele e cabelo dos seus filhos? Pela análise do genótipo dos pais isso é fácil de descobrir. Podemos até saber se a criança desenvolverá alguma doença, e com isso antecipar o tratamento. Graças a genética, nosso conhecimento das características hereditárias é muito mais preciso e direto. Antigamente, quando casais incestuosos tinham filhos defeituosos, a opinião geral era que a doença do filho era punição pelos pais terem cometido o pecado do incesto. Hoje sabemos que em casais incestuosos há grande chance de se manifestarem doenças provenientes de genes recessivos. Nada de punição divina. A genética também revolucionou a investigação forense. A análise do DNA nos corpos de delito tornou a identificação de criminosos muito mais fácil e precisa do que era antes. E tem também a bioengenharia, que tem sido muito comentada. Mas isso é distante da população em geral. A maioria de nós só ouve falar no assunto, mas a sua relevância para a comunidade científica é talvez sem precedentes, e os possíveis benefícios para a humanidade também. 
Em meio às transformações sofridas pela sociedade e ao turbilhão de informações a nós oferecidos, nota-se um grande avanço na genética, desde seu desenvolvimento com os estudos de Gregor Mendel, em 1856. A genética moderna (pós-mendeliana, estabelecida após a demonstração da molécula de DNA por James Watson e Francis Crick) dispõe de considerável domínio e manipulação, provocando, mudanças perspicazes nas estruturas fixas da sociedade, como no conceito de natureza humana e concepção de vida, no que diz respeito ao progresso biotecnológico perceptível.  A genética vai mais além dos pontos supracitados. A mesma já permite que manipulem alimentos para melhoria na qualidade de vida dos seres humanos, e cogita-se processos e resultados superiores.
Portanto, a genética moderna, devido seu notório poder de transformação, apresentou ao mundo novos conceitos, oferecendo tanto benefícios como motivos para debate entre especialistas, cientistas e leigos de todo o mundo, e novas descobertas com o passar do tempo.
Tive essa pergunta em um trabalho também... espero ter ajudado :)