Assunto: análise sintática / semântica / gêneros textuais
nível: 9º ano / 1º ano EM
status: estou oferecendo pontos e treino a uem precisa :)

1) Apenas olhando este fragmento (anexo), tente descobrir qual é o gênero do texto completo.

2) Faça a análise sintática da frase em destaque (anexo - fonte maior)

3) Quais os significados do substantivo crítica nas duas ocorrências?

2

Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-08-07T13:14:57-03:00
(1) Reportagem

(2)
A crítica --> Sujeito
Dá --> Verbo transitivo direto e indireto
Adeus --> objeto direto
á crítica --> Objeto indireto


(3)
O primeiro está se referindo á mulher.
O segundo está se referindo ao emprego de crítica.


1 5 1
A melhor resposta!
2014-08-07T14:11:27-03:00
O GÊNERO É UMA REPORTAGEM CUJO OBJETIVO É TRANSMITIR UMA INFORMAÇÃO
1) Apenas olhando este fragmento (anexo), tente descobrir qual é o gênero do texto completo.

2) Faça a análise sintática da frase em destaque (anexo - fonte maior)
A CRÍTICA DÁ ADEUS À CRÍTICA
SUJEITO = A CRÍTICA
PREDICADO VERBAL = DÁ ADEUS À CRÍTICA
NÚCLEO DO PREDICADO = DÁ
OBJETO DIRETO = ADEUS
OBJETO INDIRETO = À CRÍTICA

3) Quais os significados do substantivo crítica nas duas ocorrências?
CRÍTICA SE REFERE A BÁRBARA HELIODORA UMA CRÍTICA DO TEATRO BRASILEIRO.
NA SEGUNDA OCORRÊNCIA "ADEUS À CRÍTICA" AO SEU TRABALHO DE REPORTAGEM QUE ERA A CRÍTICA AO TEATRO
 NO SENTIDO SEMÂNTICO CRÍTICA SÃO PALAVRAS IGUAIS COM SENTIDOS DIFERENTES.

1 5 1