Respostas

2014-08-07T14:27:56-03:00
Mutualismo obrigatório ou simbiose define a interação em que as duas espécies não podem viver separadas. O exemplo clássico são os líquens, nos quais os fungos absorvem e metabolizam os nutrientes e as algas realizam fotossíntese. Nesta situação, as espécies constituintes da associação podem até perder a sua identidade. A associação de bactérias fixadoras de nitrogênio, como as pertencentes ao gênero Rhizobium, às raízes das leguminosas é outro exemplo típico de simbiose. Outro exemplo de simbiose ocorre entre os cupins e o protozoário triconinfa. Este microrganismo vive no intestino dos cupins e digerem a celulose, transformando-a emaçúcares disponíveis para as duas espécies. Situação semelhante ocorre na associação entre ruminantes herbívoros com asbactérias em seu estômago. Essas bactérias recebem abrigo e alimento e fornecem ao animal ácidos orgânicos que lhe permitem aproveitar melhor o nutrientes das plantas. Além disso, as bactérias oferecem ao animal várias vitaminas que ele pode absorver. Mas o seu papel mais importante nessa associação é a digestão da celulose e sua transformação em açúcares simples, como ocorre com os cupins.Os fungos micorrízicos associados às raízes de plantas são um tipo demutualismo facultativo. O Mutualismo facultativo, ouprotocooperação, ocorre quando as duas espécies associadas são beneficiadas pela interação mas podem viver independentemente ou trocar de parceiro. Este é o caso das aves que removem parasitas na pele do gado. Outro caso típico é o do caranguejo paguroassociado a actínias sobra a sua concha.1
A maior parte dos mutualismos ocorre dentro de um contínuo que vai desde interações indiretas, facultativas e difusas até obrigatórias e altamente especializadas. As interações facultativas envolvem indivíduos de várias espécies e geralmente consistem de interações intermitentes e não obrigatórias. No outro lado deste espectro estão às associações altamente especializadas ou obrigatórias que envolvem indivíduos de espécies que geralmente vivem em relações intimas, no caso a simbiose. Para especificar e diferenciar os diferentes níveis de relação entre as espécies no mutualismo, este pode ser dividido em três categorias definidas pelo tipo de benefício obtido pelas espécies que estão interagindo. São essas: mutualismo tróficomutualismo defensivo e mutualismo dispersivo.
1 1 1
A melhor resposta!
2014-08-07T14:28:11-03:00
As bactérias fixam o nitrogenio presente no ar (N2) em NO2-, ou seja transformam o nitrogenio do ar em um composto que as plantas conseguem assimilar,isso é importante porque o nitrogenio é um elemento presente no material genético,então é de fundamental importancia que as plantas tenham ele.A planta por sua vez faz fotossíntese e as bactérias se aproveitam da glicose gerada pela fotossíntese da planta,importante pra respiração celular.
2 3 2
muito abrigada me ajudou mto...
(:
aceite por favor o meu pedido de amizade