Ao analisar o conteúdo de bases nitrogenadas do ácido nucleico de um vírus desconhecido, um pesquisador conseguiu determinar um percentual de 28% de adenina. Sabendo-se que este ácido nucleico é um DNA em dupla fita, este pesquisador poderá encontrar:

a) 28% de guanina, 22% de citosina, 22% de timina;
b) 22% de guanina, 22% de citosina, 28% de timina;
c) 22% de guanina, 28% de citosina, 22% de timina;
d) 24% de guanina, 24% de citosina, 24% de timina;
e) 33% de guanina, 33% de citosina, 33% de timina;

Por favor, SE VOCÊ SOUBER A RESPOSTA E FOR RESPONDER, DEIXE A EXPLICAÇÃO! Obrigado!

2

Respostas

2014-08-07T17:28:35-03:00
Letra b
Adenina se parei com a timina por isso elas tem o mesmo percentual que é de 28% e  citosina com guanina por isso ela tem 22 %. O 22 surge  pois 28 da adenina com 28 da timina da 56%, como as outras duas devem ser iguais e o total equivale a 100% vc faz 100 - 56 =44 /2( guanina e citosina = 22

Obrigado!
nada :D. Precisando é só chamar
A melhor resposta!
2014-08-07T17:32:42-03:00
Vamos lá.
Em um DNA existem quatro bases nitrogenadas: adenina , citosina, timina e guanina.
Sabemos também que elas sempre vem em pares na base nitrogenada, são elas, Adenina com Timina, Guanina com Citosina.
Sabendo disso, faremos a questão.
Se é descoberto que tem 28% de adenina no DNA, consequentemente terá 28% de Timina.
Somando a porcentagem, 28+28 = 56%, 56% é ocupado por Timina e Adenina.
Temos o restante, 44%, que são dividido entre as duas bases nitrogenadas restantes, a Citosina e Guanina, cada uma terá 22%
Opção b)

Macete especial de professor.
Para saber qual base nitrogenada é par de quem, pense nesses dois cantores, Gal Costa e Agnaldo Timoteo. Gal de Guanina, Costa de Citosina e Agnaldo de Adenina, e Timoteo de Timina. Em casos de RNA, o Timoteo , ao invés de ser Timina, será Uracila.

Espero ter ajudado. Bons estudos.

1 5 1
Deanhq, ajudou muuuuuuuito. Muito grato pela sua resposta e também pela macete! :)
Dnada e vamos que o futuro é nosso ;D