Os
ácidos nucleicos são as substâncias responsáveis pela transmissão de herança
biológica: as moléculas que regem a atividade da matéria iva, tanto no espaço
(coordenando e dirigindo a química celular por meio da síntese de proteínas)
como no tempo (transmitindo os caracteres biológicos de uma geração a outra,
nos processos reprodutivos). São macromoléculas de natureza química, formadas
por nucleotídeos, grupamento fosfórico (fosfato), glicídio (monossacarídeo/pentoses)
e uma base nitrogenada, compondo o material genético contido nas células de
todos os seres vivos. Presentes no núcleo dos eucariotos e dispersos no
hialoplasma dos procariotos, os ácidos nucleicos podem ser de dois tipos: ácido
desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonuleico (RNA).

Em uma pesquisa foi detectada, num trecho de uma molécula do DNA, uma sequência de
1600 nucleotídeos, onde 15% destes apresentavam a base nitrogenada Citosina. Calcule a quantidade de Timina presente neste trecho de DNA.

Assinale a alternativa que representa o número de Timina encontrada no DNA em questão:

a) 560
b) 480
c) 240
d) 1120
e) 160

2

Respostas

2014-08-07T17:59:28-03:00
1600 bases
15% são de citosina então 15% serão de guanina = 30% de 1600 = 480
60% são das bases restantes timina e adenina, 30% de timina
que são 480
letra B
A melhor resposta!
2014-08-07T18:12:29-03:00
Vamos para conta matemática primeiro.
1600 = 100%
x  =    15%
100x = 24000
x = 240, ou seja, 240 nucleotídios são Citosina.
Se a mesma quantidade de bases nitrogenadas de Citosina tem em Guanina, então existe 240 nucleotídios de Guanina também.
Se existe 1600 nucleotídios, e 480 são de Citosina e Guanina, vamos saber quanto tem de Timina e Citosina, vamos as contas.
1600 - 480 = 1120 são a quantidades de nucleotídios restantes, sabendo que são divididos igualmente ficará: 1120 / 2 = 560.
Resposta a)

Espero ter ajudado. Bons Estudos.
1 5 1