Dois carrinhos de pilhas se movendo sobre trilhos, como mostra a figura ao lado. Os dois estão sempre emparelhados. Então nesta corrida assinale sim ou não para as seguintes questões:
Figura dos carrinhos:
a) os dois carrinhos possuem a mesma velocidade angular
b) os dois carrinhos possuem a mesma velocidade escalar
c) a velocidade angular do carro externo e maior
d) a velocidade escalar do carro interno e menor

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-07T18:15:32-03:00
Item a

Sim, se eles estão sempre lado a lado, logo possuem velocidade angular estritamente iguais.

Item b

Não, pois, a velocidade linear é dada por v=ωm*R, note que o raio do segundo carrinho é maior logo sua velocidade linear é maior em módulo.

Item c

Não, pois, se eles sempre estão lado a lado suas velocidades angulares são congruentes.

Item d

Não, pois, se eles sempre estão lado a lado suas velocidades angulares são congruentes.
1 5 1
2014-08-07T18:26:25-03:00
a) Se estão sempre emparelhados, durante todo o tempo, então a velocidade angular é igual. (Correta)

b) Fórmula angular : V = ω * R , como o raio do segundo carrinho é maior, então sua velocidade em modulo será maior. ( Incorreta)

c) Como estão sempre na mesma posição, sempre ficam lado a lado, então suas velocidades angulares serão iguais. ( Incorreta)

d) Como estão lado a lado, suas velocidades são iguais.( Incorreta)
1 5 1