Respostas

A melhor resposta!
2014-08-07T22:04:24-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezado,

1) As principais consequências da exploração de ouro no Brasil consistem no aumento populacional, surgimento de Minas Gerais, bem como a alteração da capital da colônia, saindo de Salvador para o Rio de Janeiro. Houve a venda de escravos do nordeste e de outras regiões para irem também trabalhar nas minas, bem como um crescimento considerável no tráfico negreiro, contribuindo para que o nosso país tenha sido um dos maiores importadores de escravos do continente americano. Houve, com isso, maior investimento na urbanização e interiorização do projeto colonizador, aumentando também o poder das elites locais.

2) Nessa época, a produção de ouro serviu para aumentar o comércio inglês, haja vista que Portugal havia saído da União Ibérica bastante enfraquecido, fortalecendo-se por meio da parceria comercial com a Inglaterra. Assim, por meio de tratados desvantajosos, como o Tratado de Panos e vinhos, assinados com base na pressão inglesa sobre o governo português, a Inglaterra estabeleceu uma balança comercial favorável, que garantia o envio  de recursos como o ouro para dinamizar seu potencial econômico.

Bons estudos!
2 5 2