Respostas

2014-08-07T21:00:05-03:00
As cruzadas tiveram grande importância para a difusão do comércio pela Europa. Basta seguir o princípio econômico de que um produto, quando trazido de um lugar distante, tem seu valor relativamente alto. Ou seja, a "disponibilidade" de um produto agrega ao seu valor, de tal forma que um produto raro tende a ser mais caro.

Enfim, as cruzadas participaram nesse processo pois os cruzados que voltavam de terras islâmicas traziam mercadorias de rotas comerciais além das fronteiras europeias, como a seda da China, por exemplo. 
As cidade s Italianas se beneficiaram disso mais do que qualquer outra, pois chegaram ao ponto de "decidir" o destino de uma cruzada - a chamada Cruzada Comercial (IV cruzada se bem me lembro). Os comerciantes italianos financiaram a viagem dos cruzados até Constantinopla, a fim de eliminar a concorrência, uma vez que o Império Romano Oriental detinha o controle do mar mediterrâneo. 
Com a queda de Constantinopla, a Itália passou a possuir a hegemonia econômica em função do domínio das rotas marítimas. 

Espero ter ajudado
2 3 2