Respostas

2014-08-07T20:32:59-03:00
No final do século XIX, a Necessidade de Novas Fontes de Matérias-Primas e de Mercados Consumidores provocou uma série de guerras localizadas entre os países industrializados. Essas guerras tinham como objetivo a Conquista de Territórios e a Ampliação do Império Colonial. Existia uma Corrente do Pensamento Geográfico por trás disso tudo: Era o Determinismo Alemão e a Teoria do Espaço Vital de Ratzel! 
Com a entrada dessas novas potências (Itália, Alemanha e Japão) industriais na luta pela posse de novos territórios, os confrontos imperialistas foram ficando cada vez mais acirrados. 
Agora com as Potências querendo Colonizar a Ásia e a África, para ampliar o mercado mundial, o conflito estava se tornando cada vez mais intenso, assim o conflito direto entre as nações industrializadas seria inevitável. 
O aprofundamento dessas rivalidades levou os países a criarem um forte Sistema de Alianças. Em 1882 a Itália, a Alemanha e a Austria-Hungria formaram a Tríplice Aliança. Em 1907, a Inglaterra, a França e a Rússia estabeleceram a Tríplice Entente. 
Por que só depois de 25 anos surgiu a Tríplice Entente? 
A desagregação do Império Otomano, que dominou por séculos essa vasta região da Europa, passou a ser uma nova frente de disputa imperialista. 
O que levou a desagregação do Império Otomano? 
O império Austro-Húngaro controlava a Bósnia-Herzegovina, e acabou anexada em 1908. Essa situação feriu os interesses da Sérvia, que por sua vez também tinha o interesse de controlar a Bósnia, pois ali se concentrava uma maioria Sérvia. 
Em 26 ou como trazem a maioria dos livros, 28 - de Junho de 1914, o Estudante Gravilo Princp, que não concordava com a presença da Áustria-Hungria nos Bálcãs, assassinou o Arqueduque Francisco Ferdinando, o herdeiro do trono Austro-húngaro. 
Então o assassinato do arqueduque foi o fato decisivo para dar-se início a 1ª Guerra Mundial. 
A Itália, que pertencia à Tríplice Aliança, declarou neutralidade e mais tarde, junto com o Japão, lutou contra seus ex-aliados. 
Por que a Itália declarou-se neutra e depois foi lutar com o Japão contra seus ex-aliados? 
Fim da Guerra, os países Europeus com as Plantações arrasadas e a Industrialização Interrompida, passam a depender dos Estados Unidos para organizar-se economicamente e abastecer-se. 
Os Estados Unidos já como Potência Econômica e principal credor da Tríplice Entente (França, Rússia e Inglaterra), declara guerra à Alemanha em 1917. 
Em Julho de 1918, as Tropas da França, da Inglaterra e dos Estados Unidos realizaram uma investida decisiva conseguindo a redenção da Áustria, da Bélgica e da Turquia. A guerra para Alemanha só terminou alguns meses depois, com a renuncia do Kaiser alemão e a rendição incondicional desse país. 
Por que uma Guerra? 
A produção era cada vez mais intensa e o consumo também. Então para isso continuar era preciso novas fontes de matérias-primas e novos mercados de consumo. Com tantos países, com os mesmos interesses era natural que surgissem divergências.
2 5 2