ME AJUDEM POR FAVOR

1) Sobre as independências na América espanhola. responda ás questões.

A)Qual relação existe entre a invasão da espanha pelas tropas de napoleão bonaparte e o início das guerras de independencia na América espanhola?

B)No movimento de endependencia das colônias espanholas na américa, os criollos e as camadas populares tinham as mesmos objetivo? justifique.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-07T21:22:05-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

A)  Com as tropas de Napoleão invadindo a Espanha, as colônias ganharam mais "liberdade" devido ao caos administrativo da metrópole, possibilitando às elites locais dos territórios americanos controlados por ela aumentarem seus poderes e buscarem o exemplo da Revolução Francesa e da independência das Treze colônias e do Haiti, no sentido de assumirem o poder em suas regiões, libertando-se do controle espanhol. Com essas ideias e luta nesse contexto favorável, os diversos países da América Espanhola surgiram.

B) Não. Isso se deveu ao fato de que a independência das colônias espanholas esteve controlada pelas elites locais dos territórios americanos dominados pela Espanha. Eles tinham o desejo de aumentarem seus poderes e assumirem o poder em suas regiões, libertando-se do controle espanhol. Com essas ideias e luta em um contexto favorável, no qual havida um descontrole administrativo da Espanha em razão da invasão napoleônica os diversos países da América Espanhola surgiram.

Ou seja, as elites das regiões não estavam interessadas em alterar as desigualdades social, econômica e de participação política que marcam a América Latina em geral.
Essa substituição da metrópole pelas elites locais, sem alteração da estrutura social, é uma das razões pelas quais a América Latina apresenta tanta desigualdade social, educacional e econômico.

Bons estudos!
5 5 5