Respostas

2014-08-07T21:04:43-03:00
No amensalismo, a inibição do desenvolvimento de indivíduos de determinada população ocorre sem que haja o favorecimento da espécie causadora desse quadro. A destruição de plantas e pequenos seres vivos por animais de grande porte, como elefantes, ao caminhar, é um exemplo. A liberação de toxinas por dinoflagelados, no fenômeno das marés vermelhas, prejudicando os seres que vivem nesse hábitat, é outro exemplo.

J
á o parasitismo é uma relação na qual um organismo (o parasita) se associa a outro ser vivo (o hospedeiro) com a finalidade de se alimentar às suas custas. Quando isso ocorre externamente, seja na pele, pelo ou cabelos, falamos em ectoparasitismo. Já em situação na qual o parasita vive dentro do organismo do indivíduo afetado, como bactérias e vermes, trata-se de endoparasitismo. Geralmente, as características que não conferem vantagens ao parasita estão ausentes ou são atrofiadas; como é o caso do sistema digestório e órgãos dos sentidos.

1 1 1
2014-08-07T21:11:18-03:00
A maré vermelha pode ser dada como exemplo de amensalismo, pois as algas marinhas quando vêem um habitat favorável se proliferam rapidamente liberando substâncias tóxicas que acabam matando os seres vivos daquele local. 
Outro exemplo de mensalismo pode ser os eucaliptos, quando suas folham caem elas liberam uma substância no local que reduz a incidência de germinação de sementes que poderiam ser plantadas lá.

Como exemplo de parasitismo podemos usar os carrapatos que ficam em alguns animais para retirarem o alimento para a sobrevivência.
Outro bem comum seria a lombriga, ela se instala no nosso corpo para se alimentar e acaba causando doenças. 
1 2 1