Respostas

2014-08-07T21:55:18-03:00
[A RESPOSTA É MEIO GRANDE, MAS ESCOLHA AS MELHORES PARTES]!!! ...
Glicídios são compostos orgânicos, são chamados também de carboidratos, sacarídeos ou açucares. Na cadeia orgânica de um glicídio possui sempre um grupo de aldeído ou um grupo cetona e nos demais carbonos um agrupamento hidroxila.

Os glicídios são classificados como monossacarídeos que possuem baixo número de carbono na sua molécula (glicose, galactose, frutose, etc...). Oligossacarídeos são formados pela união de 2 a 10 monossacarídeos, também são chamados de osídeos. O grupo mais importante dos osídeos são os dissacarídeos, que tem como exemplo a lactose ( glicose + galactose), maltose (glicose + glicose), sacarose (glicose + frutose). Existe também os Polissacarídeos, são formados por dez ou mais monossacarídeos, como a celulose que é constituida por mais de 1000 glicose, o amigo que é constituido por mais de 1400 glicoses etc..

As principais funções dos glicidios são: Energética: Os glicídios são a primeira e a principal substância a ser convertida em ATP (energia das células), através de processos de respiração celular e fermentação. Estrutural: Alguns glicídios em determinadas células criam rigidez, consistência e elasticidade. Como a pectina, hemicelulose e a celulosa que encontra-se na parede das células vegetais, e a quitina que faz o exoesqueleto dos artrópodos (camarões etc.)