Leia com atenção o texto a seguir: Nos últimos dez anos, 42 torcedores morreram em conflitos dentro, no entorno ou nos acessos aos estádios de futebol. Os dados foram contabilizados e estudados pelo sociólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universo, Maurício Murad, baseado em dados fornecidos por jornais, revistas e rádios das principais cidades do país entre os anos de 1999 e 2008. As informações foram mais tarde checadas nos Institutos Médico Legais (IMLs) e nas delegacias de polícia das cidades onde as mortes ocorreram. "Quando começamos a fazer o levantamento, o Brasil estava em terceiro lugar na comparação com outros países no número de óbitos. A ordem era Itália, Argentina e Brasil. Hoje, dez anos depois, o Brasil conquistou o primeiro lugar. É uma conquista trágica, perversa", afirmou o professor.CRUZ, Elaine Patrícia. Brasil lidera ranking de mortes em confrontos no futebol, aponta estudo. Disponível em: http://esporte.uol.com.br/futebol/violencia-no-futebol/2009/07/20/ult7499u20.jhtm. Acesso em 27 de julho de 2014.A partir da análise deste texto, e com base nas reflexões feitas em aula, considere as seguintes afirmações
:I) A violência associada ao Futebol é uma questão ética, pois diz respeito ao padrão de comportamento das pessoas, que podem ser avaliados sob um enfoque moral.

II) A violência, relacionada ao Futebol, é algo inaceitável do ponto de vista ético, pois contraria as normas de respeito pela integridade e dignidade das pessoas.

III) A violência no Futebol é algo aceitável, pois depende da rivalidade natural entre as torcidas.

IV) A violência no Futebol não é eticamente questionável, pois se trata de um comportamento de massa e não de um único indivíduo.
Assinale a alternativa correta:


ALTERNATIVAS As alternativas III e IV são falsas.

As alternativas I e III são verdadeiras.

A alternativa III é falsa, enquanto a IV é verdadeira.

Todas as alternativas são verdadeiras.
Todas as alternativas são falsas.

1

Respostas

2014-08-09T13:31:37-03:00
Resposta: As alternativas III e IV são falsas.