P.A - A fim de organizar a convocação dos funcionários de uma empresa para o exame médico, decidiu-se numerá-los de 1 a 500. Na primeira semana, foram convocados os funcionários cujos números representavam múltiplos de 2 e, na segunda, foram convocados os funcionários identificados por múltiplos de 3 e que ainda não haviam sido chamados. Qual é o número de funcionários que não haviam sido convocados após essas duas semanas?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-08T20:26:44-03:00
Formula: an=a1+(n-1).r
an=enésimo termo
a1=primeiro termo
n=número de termo
r=razão
múltiplo de 2
an=a1+(n-1).r
496=2+(n-1).2
496=2n-2
2n=498
n=498/2
n=249

múltiplo de 3
an=a1+(n-1).r
495=3+(n-1).6
492=6n-6
6n=498
n=498/6
n=83

soma:
500-(83+249)=168 fucionarios
6 2 6
Ta mas quando passa o 2 pra somar com o 498 fica negativo, fica 496 e não 500 certo ??
já corrigi o erro. muito obrigado por lembrar!
Tinha feito e deu 168, pensei que tinha feito errado mas obg
Por nada
2014-08-09T01:12:50-03:00
Formula: an=a1+(n-1).r
an=enésimo termo
a1=primeiro termo
n=número de termo
r=razão
múltiplo de 2
an=a1+(n-1).r
496=2+(n-1).2
496=2n-2
2n=498
n=498/2
n=249

múltiplo de 3
an=a1+(n-1).r
495=3+(n-1).6
492=6n-6
6n=498
n=498/6
n=83

soma:
500-(83+249)=168 fucionarios
1 2 1