Respostas

2014-08-08T22:05:32-03:00
O farol e o navio formam um triangulo. sendo a altura h, a altura do farol, e x a distância entre a base do farol e o navio. aplique tg... lado oposto ao angulo de 30° sobre o lado adjacente é igual a tangente de 30°. calcule:
x/20= tg30
x/20= raiz de 3 sobre 2
x/20= 1,73/2
x=(1,73/2)20
x=17,3 m
A melhor resposta!
2014-08-08T22:13:21-03:00
Farol


|30º
|
|altura = 20m (cateto adjacente)
|
|
|_______________________navio
      distancia     =   x(cateto oposto)

                       √3
tangente 30º = --------
                        3


    √3           cateto oposto = x
tg -----   =   -----------------------------
     3            cateto adjacente = 20
 

 
    √3         x
  -------  =  ------
     3         20      só cruzar

3x =20√3

       20√3      -----------------------------------(√3 = 1,73)
x = ---------
         3

      20(1,73)
x = ------------
           3

       34,60
x = ----------
         3

x = 11,53333....m

x ≡ 11,53 metros (distancia do farol)
1 5 1