O GABARITO É A LETRA B, MAS EU NÃO ENTENDI PORQUE. ALGUÉM ME EXPLICA??
Sejam duas lâmpadas ligadas em série, uma que dissipa 60W a 120V e a outra que dissipa 100W a 120V. Quando ligamos o conjunto a uma tomada de 120V, podemos afirmar que
a) a corrente na lâmpada de 60W será menor que aquela na lâmpada de 100W, e a lâmpada de 60W terá maior luminosidade que a de 100W.
b) a corrente na lâmpada de 60W será igual àquela na lâmpada de 100W, e a lâmpada de 60W terá maior luminosidade que a de 100W
.
c) as duas lâmpadas terão a mesma corrente e a mesma luminosidade.
d) a corrente na lâmpada de 60W será maior que na de 100W, e a luminosidade da lâmpada de 60W será maior que na de 100W.
e) a luminosidade e a corrente da lâmpada de 60W serão menores que as da lâmpada de 100W.

2

Respostas

2014-08-08T23:45:15-03:00
Simples, porque em série,  a corrente tem que ser a mesma em todos os pontos do circuito.
A melhor resposta!
2014-08-09T12:54:06-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Bom, para resolver, devemos lembrar um dos conceitos mais importantes, que se trata de uma associação em série, onde a corrente é obrigatoriamente constante, ou seja, em ambos os locais ela passa igualmente.
A lâmpada de 60W terá mais brilho, porque sua potência é menor, por isso, é mais fácil ela acender do que a de 100W.

Por isso, letra B.
2 5 2