Determine um número real "a" para que as expressões (3a + 6)/ 8 e (2a + 10)/6 sejam iguais. (R: a = 22)

2
Inha?? Mande em minha correpondecia NÃO ETOUS CONSEGUINDO FAZER PARA VOCE Resolver as seguintes equações (na incógnita x):5/x-2=1/4 (x≠0) (R: x = 20/9)
Muito obrigada tá Emi.

Respostas

2014-08-09T09:45:44-03:00
(3a+6)/8=(2a+10)/6 tire o mmc de 8 e 6 =24 depois divida pelo denominadores que ficará assim 3(3a+6)=4(2a+10) resolvendo ............. 9a+18=8a+40 letras para esquerda e números para direita..... 9a-8a=40-18............. Resolvendo a=22
A melhor resposta!
2014-08-09T09:51:49-03:00
Determine um número real "a" para que as expressões (3a + 6)/ 8 e (2a + 10)/6 sejam iguais.   (R: a = 22)   
                                                                            mmc 8,6| 2
(3a + 6)       (2a + 10)                                                     4,3| 2
------------  =  ----------------                                                  2,3| 2
    8                6                                                            1,3| 3
                                                                                    1,1/  = 2x2x2x3= 24

3(3a + 6) = 4(2a + 10)
--------------------------------- fração com igualdade desprezamos o denominador
              24

9a + 18 =  8a + 40
9a - 8a  + 18 = 40
9a - 8a = 40 - 18
1a = 22

a = 22



1 5 1
Brigada
Vc poderia me ajudar em outra questão?
Resolver as seguintes equações (na incógnita x):5/x-2=1/4 (x≠0) (R: x = 20/9)