Me ajudem pf pf pf
Transitividade verbal - Exercício de
verificação da aprendizagem



1. Assinale os termos destacados nas orações, usando OD (objeto direto) e OI
(objeto indireto).

a) ( ) A canoa atravessou o rio.


b) ( ) O governo não cuida dos menores.

c) ( ) O menino maneja o videogame.

d) ( ) João ama Marina.

e) ( ) As crianças só pensam em televisão.

f) ( ) O time local venceu o campeonato.

g) ( ) Gosto de música popular.

h) ( ) O cliente pediu a conta.

i) ( ) Os jornais protestaram contra o governo.

j) ( ) A secretária transmitiu o meu recado.





02. Localize os verbos e classifique-os segundo a indicação abaixo:


( 1) verbo intransitivo


(2) verbo transitivo indireto


(3) verbo transitivo direto


(4) verbo de ligação




a ( ) Os índios fabricavam enfeites e cestos.


b ( ) Esses homens precisam de máscaras.


c ( ) As margens do rio estavam sujas.


d ( ) Gostamos do professor de matemática


e ( ) A gurizada brincava de jogar bola.


f ( ) Acredito em sua palavra.


g ( ) O lixo sempre traz epidemias.


h ( ) Os índios cuidavam do seu rio.


i ( ) As árvores e as plantas cresceram.


j ( ) Os homens procuravam alimentos.






03. Classifique o verbo em transitivo / intransitivo e o complemento em
objeto direto, indireto ou direto e indireto:




1 – Luís e os amigos não vão.


2 – A criança brincava com um canivete.


3 – O professor já corrigiu as provas.


4 – O Brasil foi descoberto por Cabral.


5 – Os campeões foram aplaudidos pelos torcedores.


6 – A imprensa elogiou o presidente.


7 – Os homens da Aeronáutica inventaram um novo paraquedas.


8 – O vizinho do meu amigo briga com ele todos os dias.


9 – Aquelas pobres criaturas sempre terão esperança.


10 – Ele respondeu à pergunta do professor.




4. Analise as questões a seguir e resolva-as:

I. O que é:

a)um verbo transitivo?



b) um verbo intransitivo?



II. Qual das orações abaixo apresenta verbo intransitivo:

(A) Os alunos compraram livros de aventura.

(B) A criança dorme bem.

(C) Contaram-me um fato engraçado.

(D) O escritor escreveu uma novela.



III. O que é um objeto indireto?



IV. Qual das orações abaixo apresenta objeto indireto:

(A) As crianças saborearam deliciosos sorvetes.

(B) O malabarista encantou o público.

(C) Eu comi pão com queijo.

(D) Escrevi uma linda carta.





V. Identifique os termos grifados a seguir como:

verbo transitivo, verbo intransitivo,

objeto direto, objeto indireto.

a) Li um lindo poema. __________________


b) Ana brincava com João. ______________

c) Viver sem fronteiras. _________________

d) Titia fotografou nossa casa. _____________

e) A imprensa elogiou o governo. ___________



DESAFIO:





Leia
o poema abaixo e responda as questões a seguir de 1 e 2:

Moda


o cabelo da moda,


a roupa, a dança,


a gíria da moda.


a moda passa,


eu fico.


(Ulisses Tavares)




1. Quais são os dois verbos do poema “Moda”?

2. Os verbos existentes no poema “Moda” são transitivos ou intransitivos?

2

Respostas

2014-08-09T11:23:59-03:00
Os dois verbos do poema é 
dança ,passa 
 os verbos são transitivos
4 3 4
vc sabe mais alguma?
nao senhora responda corretamente e passa e fico e e um verbo intrasitivo
A melhor resposta!
2014-08-09T13:48:58-03:00
1)a-od   b-oi  c-od  d-od   e-oi   f-od  g-oi   h-od   i-od    j-od
2)a-3   b-2   c-4   d-2   e-2   f-4   g-3    h-2    i-1    j-3
4) 1) a-é aquele que transita e precisa encontrar seu complemento para que a acao verbal faça sentido.
b-sao os verbos que nao necessitam de complemento, pois sozinhos indicam a acao ou o fato.
II-é A e D
III- é o termo que completar o sentido do verbo transitivo indireto na oracao e geralmente vem auxiliando por uma preposicao  conforme citado acima.
IV- b
desafio
1-dança,passa e tambem tem fico.
2-verbos transitivos.

11 3 11