Respostas

2014-08-09T15:03:15-03:00
a-
Não, pois a bicicleta já estava suspensa.

b-
Sim, pois ai ele utilizou uma força, para levantar a bicicleta, e a uma certa altura.
A melhor resposta!
2014-08-09T15:08:33-03:00
A) Se a bicicleta está sendo mantida em repouso na posição elevada, não está havendo realização de trabalho por que o deslocamento está sendo nulo. A condição básica para realização de trabalho é uma força realizado deslocamento de seu ponto de aplicação..

B) Ao ser erguida do solo até a posição final houve sim realização de trabalho, pois a força muscular venceu a força peso, produzindo um deslocamento vertical. Temos força e deslocamento do ponto de aplicação, logo há realização de trabalho. Para complementar, este trabalho é transformado em energia potencial gravitacional. 

2 4 2