Respostas

2014-08-09T15:53:48-03:00
 A diferença é que no periodo Paleolítico o ser humano morava em cavernas,muitas vezes tinha de disputar esse tipo de habitaçao com animais selvagens.Quando acabava os alimentos da região onde moravam,as familias tinham que migrar para outra regiao.
 

     Ja no periodo Neolítico o ser humano atinge um importante grau de desenvolvimento e estabilidade,desde a criação de animais a agricultura.Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia.
28 4 28
A melhor resposta!
2014-08-09T23:37:18-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

Vamos às diferenças entre o paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada) e o período posterior, o neolítico (ou Idade da Pedra Polida) ! São várias!

1) Paleolítico: as pessoas "vestiam-se" ou cobriam-se com peles de animais.
Neolítico: o ser humano inventou o tecido, passando a fazer roupas de lã, linho e algodão.

2) Paleolítico: As pessoas dependiam da caça e da coleta para sobreviver.
Neolítico: Descobriu-se a agricultura e a pecuária, de modo que as populações passaram a depender, principalmente, de produtos dessas atividades.

3) Paleolítico: A maior parte da pessoas adultas eram intolerantes ao glúten e à lactose. Neolítico: Devido ao consumo de trigo e outros cereais cultivados, bem como de leite, houve uma seleção natural que favoreceu às pessoas que eram tolerantes à lactose e ao glúten e puderam aproveitar melhor esses alimentos. Por isso, hoje a maioria das pessoas pode consumir o leite e o glúten.

4) Paleolítico: Eram, principalmente, nômades, mudando-se quando a caça e a coleta já não eram suficientes no local para obter o alimento que precisavam.
Neolítico: Eram sedentários, criando comunidades que deram origem às primeiras vilas e cidades.

5) Paleolítico: Os grupos humanos, normalmente, eram pequenos quando comparados aos do neolítico.
Neolítico:  Os grupos, geralmente, eram bem maiores que os do paleolítico.

6) Paleolítico:  Não havia, normalmente, tantos objetos ou preocupação com a propriedade privada.
Neolítico:  A propriedade privada emerge como resultado da busca e domínio das melhores terras para criação e cultivo.

7) Paleolítico:  todos trabalhavam para obter alimentos, participando da caça e coleta. Neolítico:  houve a divisão de trabalho entre homens e mulheres, com os homens passando a se dedicar mais à segurança, ao pastoreio, e à pesca, enquanto as mulheres cuidavam da agricultura e da educação das crianças.

8) No paleolítico, a maior parte das calorias vinha da carne, enquanto no neolítico cerca de 80 a 90% das calorias diárias ingeridas eram originadas de um ou dois tipos de grãos.

9) A maior descoberta do paleolítico foi o uso do fogo, enquanto a do neolítico foi a agricultura.

10) As ferramentas paleolíticas eram meras pedras quebradas, sem muito polimento, já as ferramentas neolíticas eram bem trabalhadas e cuidadosamente polidas. Por essa razão, a primeira também é chamada de "Idade da Pedra Lascada" e "Idade da Pedra Polida".

As informações acima são, particularmente, verdadeiras no Oriente Médio,  na China, na região das civilizações astecas, incas e maia, pois havia diversas espécies de plantas e animais nessa região que eram extremamente interessantes em termos de domesticação, devido à rapidez da produção, condições de armazenamento da semente, dentre outras características importantes para os humanos. Elas nasciam tão logo havia umidade, crescendo rapidamente e produzindo logo. Entre elas, o trigo, produto básico para se produzir o pão. Com as observações e a experiência, os humanos aprenderam a armazenar as sementes de trigo em estruturas de barro (silos) , nos quais a água e a umidade não entrava, permitindo a manutenção de uma reserva de alimento durante o ano todo, aproveitando-se os períodos mais favoráveis para o plantio.

Desse modo, era possível garantir alimentos por muito tempo, além de alimentar um maior número de pessoas, sem a necessidade de se mudar para outros locais, criando o sedentarismo a partir da agricultura de espécies de plantas e animais domesticados.

Com isso, os grupos dos agricultores e criadores venciam os grupos menores de caçadores e coletores, de maneira que especialmente no Oriente Médio e Europa, dentre outros lugares, os sobreviventes fossem aqueles que adotaram a agricultura e a criação de animais.

Surge e aprofunda-se a propriedade privada, com a delimitação das melhores terras para o cultivo, bem como uma maior complexidade social, haja vista o maior número de pessoas nos grupos.

As pessoas passaram a viver mais próximas aos rios.

Os excedentes na produção agrícola são trocados com outros grupos, desenvolvendo o comércio.

Para aprofundar sua compreensão sobre esse processo, sugiro que veja os vídeos " Armas germes e Aço - Saindo do Jardim do Éden  ",  " A História do Mundo em Duas Horas  " , e  " BBC História da Ciência - Episódio 03 - Como Chegamos Até Aqui?  ",  encontrados facilmente no you..tube.

Bons estudos!
7 4 7