Há um projeto de uma ferrovia de 400km de extensão que interligará as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro por trens que podem atingir até 300km/h.

a) Para ser competitiva com o transporte aéreo, estima-se que a viagem de trem entre essas duas cidades deve durar no máximo, 1h e 40m. Qual é a velocidade média de um trem que faz o percurso de 400km nesse tempo ?


b)Considere um trem viajando em linha reta com velocidade constante. A uma distância de 30km do final do percurso, o trem inicia uma desaceleração uniforme de 0,06m/s² , para chegar com velocidade nula a seu destino. Calcule a velocidade do trem no início da desaceleração.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-09T17:05:57-03:00
1-
a-

 \frac{4 0 minutos}{60} = 0,6
 \\ 1 + 0,6 = 1,6 h

S = So + Vo * t 
 \\ 400 = 0 + V * 1,6 \\ V = 240 m/s

Aproximadamente

b-

30 km = 30000 m

 V^{2} = V o^{2} + 2 * a * d
 \\  0^{2} = V o^{2} + 2 * 0,6 * 30000
 \\ V o^{2} = 3600
 \\ Vo =  \sqrt{3600} 
 \\ Vo = 60 m/s * 3,6 = 216 km/h
2 5 2
vlw
ta ai foi pq era aproximado, dnd
cara me explica pq eu não posso fazer a B em km ?
você pode, mas a velocidade então já cairá em km/h entendeu ?
se ele te der a velocidade em m/s a distancia tem que ser em metros, mas se ele te de a velocidade em km/h a distancia terá que estar em "km", ok ?
2014-08-09T17:06:30-03:00
A) Vm= \frac{DeltaS}{DeltaT}  \\  \\ Vm= \frac{400}{1,6}  \\  \\ Vm=250km/h

B) 


 V^{2} = Vo^{2} +2aDeltaS \\  \\  0^{2} = Vo^{2} +2*(-0,6)*3000 \\  \\ - Vo^{2}=-1,2*3000 \\  \\ - Vo^{2} =-3600 \\  \\   \sqrt{ Vo^{2} } = \sqrt{3600}  \\  \\ Vo=60m/s

60m/s*3,6=216km/h

OBS: Nota-se que o 3000 é por que converti 30 km para 3000 metros, ok ?
Boa Tarde e Bons Estudos
1 5 1
cara eu não entendi pois meu livro tem as respostas e a resposta da A e B estão erradas a resposta corretea segundo o livro seria a)240km/h b)216km/h
Bom a letra B) ainda continua Correta, 60m/s=216km/h está certo
mas a letra A) vou revisar a conta aqui meu amigo
Descobri, lá onde está 1,4 é na verdade 1,6 ok ??
ok vlw