Respostas

A melhor resposta!
2014-08-09T21:31:34-03:00
Oi Thais.

É simples, distribua na ordem crescente do diagrama de Linus Pauling o número de elétrons dividido em subníveis (respeitando a ordem s,p,d,f) até a soma dos elétrons der o valor dez; Sendo assim, temos:

1s^22s^22p^6


1 5 1
Muito obrigado Carolina! Estava em dúvida pois há casos em que temos que acrescentar um subnivel na diagonal (mas isso ocorre somente quando é um valor que quando distribuído não é exato). Boa noite! :)
Correto. Por isso é necessário respeitar a ordem do diagrama, não há como errar. Por nada! :D
2014-08-09T21:42:00-03:00
Basta construir o diagrama e seguilo na diagnal:

na contrução lebre (2X os numeros impares de 1-7 na vertical para s p d f

logo cada subnível terá s(2) p(6) d(10) f(14) que são os dobros de 1,4,
,7)

depois é só preencher as linhas e colunas do diagrama lebrando que a cada linha aumenta 1 orbital...

1s
2s 2p
3s 3p 3d
4s 4p 4d 4f
5s 5p 5d 5f
6s 6p 6d
7s .....

agora é só contar até o numero desejado no caso 10

1s 2   2s 2   2p 6  (2+2+6 = 10)