Pessoal, me ajudem! Eu tenho uma prova e preciso estudar, se puderem me ajudarem eu agradeço muito.
Se der, gostaria que explicassem o que é cada conceito e darem exemplos.
Agradeço a todos que me ajudarem.

Significação das palavras

• Homônimos e parônimos
• Sinônimos e antônimos
• Linguagem figurada
• Identificação e interpretação de figuras de linguagem

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-10T15:03:53-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Homônimos são palavras que têm a escrita e/ou o som igual, mas significados diferentes. Por exemplo, a palavra "raiz" pode significar uma parte da árvore ou um tipo de conta matemática (raiz quadrada).

Parônimos são palavras que tem a escrita e/ou o som parecidos (mas não iguais), e também têm significados diferentes. Por exemplo, a palavra "acento", que é o sinal que se coloca nas palavras, e "assento", o lugar onde se senta.

Sinônimos são palavras diferentes, mas com significados iguais. Por exemplo: morrer e falecer; conseguir e adquirir.

Antônimos são palavras totalmente opostas. Por exemplo: alto e baixo; forte e fraco.

Linguagem figurada é o uso de uma expressão cujo significado não pode ser interpretado da forma como se interpreta uma frase normal. Por exemplo: "quebrar a cara" não significa rachar o rosto, mas sim cometer um erro grave; "comer o pão que o diabo amassou", na verdade, significa sofrer muito.

Figura de linguagem é uma estratégia para provocar um efeito específico em quem lê. Um exemplo de figura de linguagem é a hipérbole, que é o exagero. Por exemplo, dizer "Eu já disse um milhão de vezes pra você não fazer aquilo!" Sobre as figuras de linguagem, experimente acessar essa página: http://pt.wikipedia.org/wiki/Figura_de_linguagem
1 5 1