A herança

Um belissimo colar herdei
De minha querida maezinha,
Todo feito de brilhantes.
Que para minhas filhas darei
Metade darei a Juliana,
Que com minha esposa se parece.
um terço para Marina,
Pois ela tambem as merece.
E com as pedras restantes,
Uma pulseira farei
Para minha adorada Sofia
Que para sempre amarei.
Entao prezado aluno ou aluna,
Depois de tudo que eu contei,
Tente representar as perguntas
Que para você eu deixei.

Imagine que Juliana ganhou 45 das pedras. Quantas pedras ganhou Marina ?

Agora, Imagine que a pulseira de Sofia foi feita com 20 pedras. Quantas pedras teria o colar ?

Segundo a historia contada, o colar poderia ter 50 pedras ? Explique por que.

Calculos pfvr.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-10T22:07:36-03:00
A) 30
b) 120
c) Não , porque 50 não dá para dividir por 3 ou por 6.

 a) 1/2 de 90= 45
1/3 de 90=30
b) 1/2 x 1/3=3/6+2/6=5/6
1/6=20     6/6=120
1 5 1
2014-08-11T13:30:06-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.


Juliana-----> 1/2
Marina-----> 1/3

1/2 + 1/3 = ---mmc(2,3) = 6
3/6 + 2/6 = 5/6 <-- fração para Juliana e Marina
6/6 (colar inteiro) - 5/6 = 1/6 <--- sobrou para Sofia

Imagine que Juliana ganhou 45 das pedras. Quantas pedras ganhou Marina ?
1/2 = 45 ---> 2/2 = 90 pedras teria o colar
1/3 de 90 = 30 pedras ganharia Marina

Agora, Imagine que a pulseira de Sofia foi feita com 20 pedras. Quantas pedras teria o cola
1/6 (fração que sobrou para Sofia) = 20 pedras
6/6 (colar inteiro) = 20 * 6 = 120 pedras

Segundo a historia contada, o colar poderia ter 50 pedras ? Explique por que. 
Se o colar tivesse 50 pedras:
Juliana ganharia 25 pedras (a metade)
Marina ganharia 1/3 de 50 <--- Impossível ,pois 50 não é divisível por 3 e por 6
Logo, o colar não poderia ter 50 pedras