Respostas

2014-08-10T21:13:39-03:00
A melhor resposta!
2014-08-10T21:23:48-03:00
se de um rolo de barbante com 45 metros de fio eu cortar dois quintos ou seis desesseis avos desse barbante , obterei um fio de mesmo comprimento? por que ?

rolo = 45 metros
dois quintos = 2/5
seis dezesseis avos = 6/16

2/5 de 45
  
  2
----   de 45
  5

2 x 45 :  5 =
     90  : 5  = 18 metros

2/5 de 45 metros = 18 metros

6/16 de 45
 
  6
----- de  45 
 16  

6 x 45 : 16
   270 :  16 = 16,875 metros

6/16 de 45 metros = 16,875 metros

obterei um fio de mesmo comprimento? por que ?

Não 
2/5 de 45 = 18 metros
e
6/16 de 45 = 16,875

Porque

 6                               6 : 2         3
---- simplificando  -------   =  -----  e 3/8 = 0,875
16                             16 : 2        8

e

2/5 = 0,4

então  é que   6/16 >2/5




3 3 3