Respostas

A melhor resposta!
2014-08-11T13:06:18-03:00
Também denominada ligação três centros dois elétrons (3c-2e), a ponte de hidrogênio é uma ligação química em que apenas dois elétrons são compartilhados por três átomos, tratando-se, portanto de uma ligação deficiente de elétrons.
2 4 2
2014-08-11T13:08:42-03:00
Vamos lá.
Normalmente esse é um fenômeno que ocorre na água, com a alta quantidade de moléculas de água no mar, conseguem fazer simples pontes de hidrogênio com outras moléculas de água.
Ex.: Existem alguns lagartos que conseguem correr sobre a água, esse fato decorre pela capacidade desses seres em não quebrarem essas pontes de hidrogênio.
Ex 2 : Em uma piscina, quando você vai pular, e cai de barriga, causa uma dor hedionda em seu corpo, a causa é normalmente a potes de hidrogênio, que você não as quebrou de forma correta, causando um grande impacto, nesse caso, é aconselhado mergulha com os braços juntos para "furar" essa "rede" que se forma na água por conta das pontes de hidrogênio. 

Espero ter ajudado. Bons estudos.