Respostas

2014-08-11T15:55:32-03:00
6.1+6.1+0.1+0.1=24.6
Resposta incorreta.
ok...nao fiz o certo apenas somei..mals
A melhor resposta!
2014-08-11T16:06:30-03:00
Podemos resolver utilizando o teorema de tales.
 \frac{p}{q} = \frac{3}{15}

 15p = 3q

Dado que p+q = 24,6, podemos montar um sistema:

 15p - 3q = 0
 p + q = 24,6

Para encontrar o valor de p, vamos eliminar o termo q, para isso multiplicamos a segunda equação por 3, chegando a este sistema

 15p - 3q = 0
 3p + 3q = 73.8

Colocando tudo em uma equação só:
 15p - 3q + 3p + 3q = 0 + 73,8
 18p = 73,8
 p = \frac{73,8}{18}
 p = 4,1

Agora podemos subtituir p e encontrar q
 p + q = 24,6
 4,1 + q = 24,6
 q = 20,5

Podemos confirmar que nossos resultados estão corretos fazendo a prova real, substituindo p e q no teorema de tales
 \frac{p}{q} = \frac{3}{5}
 \frac{4,1}{20,5} = \frac{3}{5}
Efetuando ambas divisões:
 0,2 = 0,2
logo


 p = 4,1

 q = 20,5

8 4 8