Respostas

2014-08-11T16:31:01-03:00
Ola

Primeiro monte o desenho dos degraus, depois coloque o comprimento que é 2m e a altura de cada um que é 21,6 cm (passse para metros).

Depois disso é só colocar o alfa no lugar certo e calcular sua tangente que é dada por cat oposto (nesse caso altura) dividido por cat adjacente (nesse caso comprimento), e usar a inversa da tangente sobre esse resultado para achar o angulo.
A melhor resposta!
2014-08-11T16:38:21-03:00
Vejamos: A altura de cada degrau é 21,6 cm, e são 8 degraus. Se todas as alturas forem somadas, o resultado será a altura total:

21,6 × 8 = 172,8 cm, ou então, '1,728 m'

Temos o comprimento da escada (2 m) e a altura (1,728 m), hipotenusa e cateto oposto, respectivamente. Nesse caso, utilizamos o seno;

sen \ \alpha\º=\dfrac{1,728}{2} \\ \\ \\ \boxed{sen \ \alpha=0,864}

Podemos perceber que 1,728 é aproximadamente 1,7, que é, aproximadamente, raiz de 3 (√3). 

Como se sabe, (√3)/2 é o seno de 60º.

Logo, o ângulo é de 60º, alternativa D
1 5 1