Respostas

2014-08-11T21:28:29-03:00
A soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Isso não é uma teoria, abraço.
A melhor resposta!
2014-08-11T21:31:14-03:00
Olá, Viihsantos!

O Teorema de Pitágoras é usado apenas no triângulo retângulo, geralmente usado para descobrir o valor de outro cateto ou até da hipotenusa. Sua fórmula é representada como h² = c² + c², lendo, temos: a soma dos quadrados do cateto é igual ao ao quadrado da hipotenusa.

h² = hipotenusa
c² + c² = catetos

Veja um exemplo abaixo:

Um triângulo retângulo tem como medidas:

Cateto 1 = 12
Cateto 2 = 9
Hipotenusa = x

Então, aplicaremos:

x² = c² + c²
x² = 12² + 9²
x² = 144 + 81
x² = 225

Como está ao quadrado, colocaremos na raiz quadrada:

x = √225
x = 15

Então, a medida do outro cateto equivale a 15. Esse é o Teorema de Pitágoras, apenas usado nos triângulos retângulos! :)
2 4 2