Respostas

2014-08-11T23:19:31-03:00
Podemos dizer que foi um movimento ou até mesmo uma ''revolução religiosa''. Total poder da igreja foi questionado, desafiado. Será mesmo que as coisas ditas nas igrejas eram verdade ? Deveria ser seguido aquilo cegamente, sem perguntas??
1 5 1
2014-08-11T23:44:10-03:00
A reforma religiosa ocorreu no fim da idade media.Onde começavam-se a ter questionamentos sobre o  poer e a a influencia exercida pela igreja catolica sobre a população. E com a chegada do renascentismo essas questoes ficaram cada vez mais em evidencia.  Ná epoca a igreja tinha o objetivo de arrecadar fieis para manter seu dominoi sobre a população e assim controlar a nobreza que ficava acuada quando a igreja usava o povo para ir contra os senhores feudais(isso era mais raro pois até mesmo eles eram manipulados pelo clero). Na alemanha, (que nem era alemanha ainda era mais principados germanicos)começou a surgir um sentimento de nacionalismo que foi amplamente usado pelo princepes para diminuir o poderio da igreja.

E quando Martinho Lutero,( que era padre) começa a ser perseguido por criticar como a igreja medieval estava se portanto, indo contra os valores biblicos( venda de indulgencias exclusividade de ensino para o clero, venda de cargos eclesiaticos,cobrança de impostos, padres bohemios,culto a imagens etc) Os principes ajudaram a esconder lutero e usaram o fato de ele ter se tornar um padre perseguido, especialmente dpois que ele publicou As doutrinas da salvação pela fé( com 95 teses que criticam o pensamento qe era necessario ter bens materiais para a salvação eterna)para disseminarem que as dotrinas da igreja já não condisiam com a realidade do povo  e que era necessario libertar-se do dominio dela.

Em contra partida a Igreja lança a Contra-Reforma, que irá efinir o padrão comportamental dos padres, e a hierarqui deles, e irá perseguir os hereges, com tribuanis do santo oficio, index etc
1 5 1