Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-08-10T13:07:07-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Equações de primeiro grau só admitem uma solução para as incógnitas (que são as letras de valores desconhecidos).

As equações podem vir de várias maneiras, mas para resolve-las, o jeito é igual. Vamos ao exemplo:

5x + 2 = 17 + 2x

Tudo que estiver antes do sinal de igual, chamamos de 1° membro. Tudo que estiver depois do sinal de igual, chamamos de 2° membro.

\underbrace{5x + 2}_{1\° \ membro} = \underbrace{17 + 2x}_{2\° \ membro}

Para resolver, jogamos tudo que é letra e que está acompanhado de letra para um lado; tudo que for só número, jogue para o outro. O lado não importa, pois no final, o resultado será o mesmo. O que importa é que números fique com números, e incógnitas fique com incógnitas.

Ao mudar os termos de lado, eles mudam a operação. Ou seja, se estiverem somando, passam subtraindo. Se estiverem subtraindo, passamos para o outro lado somando.

5x + 2 = 17 + 2x
\\\\
5x-2x = 17-2

Já agrupamos os termos semelhantes. Agora é só fazer as operações indicadas.

5x-2x = 17-2
\\\\
3x = 15

Seguindo o mesmo principio do começo, temos que separar a letra do número, no caso, temos que separar o "3" do "x". Lembre-se que, para jogar o 3 do outro lado, onde tem números, ele deve mudar de operação. Se deste lado ele está multiplicando o "x", do outro ele vai passar dividindo.

3x = 15
\\\\
x = \frac{15}{3}
\\\\
\boxed{\boxed{x = 5}}

Resolvemos a equação de primeiro grau. Se você for na equação, e substituir o "x" por 5, a igualdade será confirmada.
3 5 3