Sabões são sais de ácidos carboxílicos de cadeia longa utilizados com a finalidade de facilitar, durante processos de lavagem, a remoção de substâncias de baixa solubilidade em água, por exemplo, óleos e gorduras. A figura a seguir representa a estrutura de uma molécula de sabão.

Em solução, os ânions do sabão podem hidrolisar a água e, desse modo, formar o ácido carboxílico correspondente. Por exemplo, para o estearato de sódio, é estabelecido o seguinte equilíbrio:

Uma vez que o ácido carboxílico formado é pouco solúvel em água e menos eficiente na remoção de gorduras, o pH do meio deve ser controlado de maneira a evitar que o equilíbrio acima seja deslocado para a direita.Com base nas informações do texto, é correto concluir que os sabões atuam de maneira
a) mais eficiente em pH menor que sete.
b) mais eficiente em pH igual a sete.
c) eficiente em qualquer faixa de pH.
d) mais eficiente em pH maior que sete.
e) mais eficiente em pH 3 ou 10.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-12T14:46:40-03:00
Para evitar que o equilíbrio acima seja deslocado para a direita - situação na qual o sabão não funciona de maneira apropriada - o meio deve ser básico. Isso faz com que predomine a forma iônica do sabão, aumentando a eficiência do processo de limpeza.

Como uma solução básica é classificada com o pH acima de 7. Alternativa correta: D) mais eficiente em pH maior que sete.
6 3 6