Não sei como fazer a pergunta, mas, sobre cátion e anion.

Por exemplo, o óxido de magnésio se forma a partir da ligação; Mg+ O-
Fazendo a distribuição eletronica
Mg = 2 - 8 - 2
O = 2 - 6

Como o O ganha 2 elétrons, por que não fica O-² ou Mg+²???
Como eu sei quando colocar ou não colocar esses números?? Nenhum site responde minha dúvida.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-12T15:56:51-03:00
Na verdade é Mg +2 e O -2 sim, mas combinados eles se neutralizam. Mg2O2 é o mesmo que MgO, simplificando a fórmula.
2 5 2
Ah, ambos ficam com o 2???
Sim, daí é só simplificar em proporção igual (:
Ahhhhh... Muito obrigada.
Por nada (;
2014-08-12T15:58:25-03:00
Como se trata de uma ligação iônica do tipo, metal-ametal, os espontes que ficam no simbolo atômico se anulam.

vixi respondi outra coisa nada ve
vo arruma
HAHAHAHAH não tem problema