Respostas

2014-08-12T16:48:33-03:00
O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre pois é o principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento e disseminação. O solo fornece às raízes fatores de crescimento como suporte, água, oxigênio e nutrientes. 

Além disto, o solo exerce multiplicidade de funções tais como: 

a) regulação da distribuição, armazenamento, escoamento e infiltração da água da chuva e de irrigação; 

b) armazenamento e ciclagem de nutrientes para as plantas e outros elementos; 

c) ação filtrante e protetora da qualidade da água. O ser humano também utiliza o solo enquanto matéria prima ou substrato para obras civis (casas, indústrias, estradas), cerâmica e artesanato. 

Como recurso natural dinâmico, o solo é passível de ser degradado em função do uso inadequado pelo ser humano. Nesta condição, o desempenho de suas funções básicas fica severamente prejudicado, acarretando interferências negativas no equilíbrio ambiental, diminuindo drasticamente a qualidade de vida nos ecossistemas, principalmente naqueles que sofrem mais diretamente a interferência humana como os sistemas agrícolas e urbanos :)
1 5 1
2014-08-12T16:52:07-03:00
O solo e o surgimento para os seres-vivos.Nos usamos o solo para fins, como para plantarmos,construirmos nossas moradias,criarmos animais e para varias outras coisas ele e insubstituivel em nossas vidas 
1 5 1